• PT
  • EN
  • “Peddy Paper” nas Escolas

    “Peddy Paper” nas Escolas

    O projeto Dignipédia Global lançou um instrumento pedagógico que visa auxiliar a reflexão crítica sobre os direitos humanos: um peddy paper. Propomos um mapa onde estão assinalados sete direitos humanos que queremos desenvolver com os jovens em idade escolar: direito à água, alimentação, inclusão, educação, privacidade, biodiversidade e pessoas com deficiência. O peddy paper identifica direitos e associa-os a locais que habitualmente podemos encontrar no espaço escolar. Depois de encontradas as pistas nesses locais, seguem-se desafios em torno dos direitos humanos e de como estes são compreendidos quotidianamente. Após esta reflexão os jovens são desafiados a pensar medidas de que precisamos para efetivar direitos. O peddy paper revelou-se um instrumento dinâmico nas escolas em que foi aplicado.

    O peddy paper promove o trabalho em equipa e mobiliza as capacidades dos distintos membros dos grupos formados. A decifração de pistas, códigos, enigmas visou exercitar e solicitar conhecimentos adquiridos sobre os direitos humanos. O acerto entre os membros do grupo exigiu votações, boa comunicação, alguma argumentação e persuasão. Envolvendo a dimensão emotiva, os conteúdos foram tema de debate e aproximação afetiva, compreendendo os direitos não como abstrações universais, mas como elementos essenciais ao desenvolvimento de cada um(a). O envolvimento com os direitos humanos é potenciado e, depois de exercitada a criatividade, trabalho de grupo, debate e após alegres corridas em busca da próxima pista, cada grupo foi desafiado a escolher um porta-voz para falar de um direito humano que a equipa considerou ser um direito fundamental. A construção de argumentos que dessem conta da necessidade quotidiana de defender o direito que o grupo escolheu como foco, tornou-se fundamental e teve adesão por parte dos colegas, que ouviram com atenção redobrada os seus pares a defender direitos humanos.

    O projeto Dignipédia Global disponibiliza, na sua plataforma, este instrumento pedagógico que esperamos que possa ser difundido pelas escolas.

     

    @fcgulbenkian @eeagrantspt @universidadeabertaportugal #dignipediaglobal #dignipedia #eeagrantsportugal #EEAGrantsPT #EEAGrants #ActiveCitizensFund #fundacaocaloustegulbenkian #FundacaoBissayaBarreto #direitoshumanos #humanrights #universidade #campanha #escolaspublicas

    Voltar ao topo
    a

    Display your work in a bold & confident manner. Sometimes it’s easy for your creativity to stand out from the crowd.