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    Água

    Água

    A Assembleia Geral da ONU reconheceu pela primeira vez o direito humano à água potável e ao saneamento em 2015, considerando ambos essenciais para a higiene. Assim, o direito à água dá a todos a possibilidade de ter acesso a água segura e disponível para uso pessoal e doméstico. Por sua vez, o direito ao saneamento dá a todos a possibilidade de ter acesso físico ao saneamento que seja higiénico, seguro, social e culturalmente aceitável, que proporcione privacidade e assegure dignidade.

    Hoje, uma em cada quatro pessoas não dispõe de água potável, ou seja, cerca de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo e quase metade da população global (3,6 mil milhões de pessoas) não tem acesso ao saneamento básico ou este é de fraca qualidade.

    “A água é um direito humano. Ninguém deve ter esse acesso negado”, referiu o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ao assinalar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março de 2019.

    O objetivo 6 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Água Potável e Saneamento, coloca a água no centro do desenvolvimento sustentável e defende o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento até 2030. A água é essencial para fazer frente às alterações climáticas, servindo como elo crucial entre a sociedade e o meio ambiente; é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico, para a produção de energia e alimentos, para a construção de ecossistemas saudáveis ​​e para a sobrevivência da espécie humana.

    Água como substância – Nutriente e Alimento

    A água é um elemento essencial para a vida de todas as espécies, sendo responsável pelo transporte de nutrientes, componente essencial do sangue, que intervém nos sistemas digestivo e excretor, regulador da temperatura corporal, entre tantos outros fatores importantes para a vida. É a principal substância responsável pelo funcionamento do organismo da maioria dos seres vivos, como alimento e nutriente.  

    Os nutrientes fazem parte da constituição de todos os alimentos e todos são constituídos por água. Alimentos ricos em água ajudam a manter o corpo hidratado. O seu consumo é recomendado, principalmente durante o verão, para evitar a desidratação. Ajudam a reduzir a retenção de líquidos e a regular a pressão arterial, pois possuem propriedades que favorecem a eliminação do excesso de líquidos do corpo.

    Alimentos que contêm grande quantidade de água

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    A água no corpo humano 

    A água é o recurso em maior abundância no nosso planeta e também no corpo humano, representando aproximadamente 60%. No entanto, mais do que isso, a água atua em praticamente todas as funções vitais do nosso organismo, inclusivamente como um “meio de transporte” e de distribuição dos nutrientes e das vitaminas que ingerimos.

    Percentagem de água em alguns órgãos do corpo humano

    Deve-se ingerir cerca de 1,5-3 litros por dia, para um ótimo funcionamento do organismo humano. O ideal é que o consumo seja proporcional ao peso da pessoa, considerando a quantidade de 35 ml por quilograma (kg). Nesse contexto, uma pessoa que pesa 50 kg, por exemplo, deve ingerir 1,75 litros todos os dias, no sentido de manter o corpo hidratado.

    A água tem um papel importante na saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água se perde, a pele desidrata-se, o que favorece o envelhecimento. A água faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, fundamentais para a transformação dos alimentos em nutrientes. Ela também atua na absorção e na excreção.

    A água exerce um papel importante no crescimento (função plástica) das crianças, interferindo no funcionamento do organismo e melhorando as funções dos rins, bexiga e intestino. Além disso, embora seja fundamental, o nosso corpo não tem a capacidade de a armazenar, de modo que, logo após o consumo, um copo de água leva cerca de 30 a 60 minutos a percorrer o seu caminho. Essa é uma das razões pelas quais é tão essencial manter a hidratação.

    Sem água, é possível sobreviver por um tempo quatro vezes menor do que sem a ingestão de comida. As atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está hidratado. São diversos os fatores que influenciam as necessidades hídricas diárias – a idade, a gravidez, a atividade física, o tipo de alimentação e o clima. Os seres vivos perdem água por transpiração ou evapotranspiração, que vai fazer parte do ciclo natural da água.

     

    O ciclo hidrológico e a importância da água na natureza

    A água permanece em movimento na Terra. A água está sempre a mudar de estado (líquido, gasoso e sólido), desenvolvendo os processos que constituem o ciclo da água.

    O ciclo da água envolve:

    Evaporação – o calor do sol faz com que a água líquida evapore, transformando a água em vapor, que chega à atmosfera;

    Condensação – o vapor dá água condensa (passagem da água do estado gasoso ao estado líquido) na atmosfera por causa das temperaturas baixas, formando as nuvens.

    Precipitação – pode ocorrer sob forma de chuva, granizo ou neve.

    Escoamento superficial – representa a água que, com a ajuda da gravidade, corre sob a forma de linhas de água (regatos, ribeiros e rios).

    Infiltração – uma parte da chuva infiltra-se no solo, formando os lençóis subterrâneos.

     

    A água na natureza permite a existência dos seres vivos e da Terra. A água ocupa mais ou menos 70% da superfície do planeta, num volume de 1.386 milhões de km3.

    Apenas 3% da água existente na Terra é doce, sendo a restante salgada. A necessidade da água no planeta é muito importante, porque sem ela a vida não existiria como a conhecemos.

    As propriedades da água são: incolor, insípida e inodora. A água é a única substância encontrada nos três estados (sólido, líquido e gasoso). Congela a 0ºC e ferve a 100ºC.

     

    A água no quotidiano – Uso eficiente da água

    A água é um bem essencial à vida. E não é um recurso ilimitado!

    Para poupar centenas de litros de água, basta alterar hábitos diários que não colocarão o conforto em causa, gerindo a eficiência de recursos e atuando na redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera.

    – Uma torneira aberta por um minuto pode desperdiçar 12 litros de água;

    – Num duche de cinco minutos, um segundo com a torneira aberta pode equivaler ao gasto de 60 litros. O mesmo acontece ao lavar os dentes: com a torneira aberta pode desperdiçar 36 litros, enquanto que com a torneira fechada, apenas 0,3 cl.

    – Um autoclismo avariado perde cerca de 200 mil litros de água por ano, pelo que deve promover a sua imediata reparação.

    – Caso opte por lavar a loiça à mão, use a cuba do lava-loiça para poupar água e detergentes amigos do ambiente.

    – Lavar a loiça à mão gasta dez vezes mais água do que lavar na máquina; modelos mais recentes e mais eficientes de máquinas de lavar roupa e loiça têm consumos inferiores a 50 litros por lavagem.

    – Instalar redutores de caudal nas torneiras terá uma redução de consumo significativa. Não colocar lixo na sanita. Cada descarga desnecessária pode gastar entre 10 a 15 litros.

    – Na rega de flores e do jardim, utilizar a água da chuva ou de atividades domésticas.

    – Lavar o carro só quando for absolutamente necessário e utilizar a água da chuva. Preferir um balde ao invés da mangueira ou optar por estações de serviço ecológicas.

    – A poupança do papel ajuda na preservação das florestas e na poupança de água: para cada 1 kg de papel são necessários 10 litros de água.

    – Os produtos reciclados consomem menos água do que os produzidos a partir da matéria-prima virgem, por isso, é importante saber mais sobre a economia circular e aprender meios de reutilizar a água.

    É igualmente importante conhecer o consumo de água necessário para a produção de alimentos, vestuário e equipamentos que usamos todos os dias e que são essenciais para a nossa qualidade de vida. A chamada “água virtual” é um importante indicador da nossa pegada. Por exemplo, um café consome 140 litros de água. Para um hambúrguer são precisos cerca de 2.500 litros e 1 kg de arroz consome 2.497 litros.

    Também a produção da roupa que vestimos, embora não tenha essa informação na etiqueta, consome grandes quantidades de água. Quando chega até nós, já foram despendidos bastantes recursos naturais (água, algodão, energia) na sua confeção. Por exemplo, a confeção de uma t-shirt consome em média 2.495 litros de água e um par de calças de ganga cerca de 10.000 litros, o que, no seu conjunto, já ultrapassa 10 m3 de água.

    Na agricultura, para 1 kg de carne bovina, os criadores gastam 15 mil litros de água; uma plantação de arroz gasta 1,9 litros de água.

    As indústrias gastam 21% da água desperdiçada no planeta, enquanto a população gasta 10% da água desperdiçada pelo mundo.

    A água não é propriedade da espécie humana e ninguém tem o direito ao seu uso indiscriminado e abusivo, assim como de qualquer outro dos recursos naturais, sem preocupação com as consequências que essas ações acarretam. A espécie humana faz parte do meio natural e depende dos ecossistemas para a sua sobrevivência. Por isso, a valorização ética da sustentabilidade e do uso eficiente da água deve ser reforçada.

    A geração atual não deve comprometer as necessidades das gerações futuras, devendo, por conseguinte, ter um sentido de justiça intergeracional, isto é, não restringir a sua perspetiva ao futuro imediato e responsabilizar-se pelas consequências das atividades humanas, de modo a garantir que as gerações futuras disponham, pelo menos, dos mesmos recursos que nos são acessíveis no presente.

     

    Proposta de estratégia de ação pedagógica

    Propõe-se uma metodologia ativa, participativa e reflexiva e, preponderantemente, de projeto, em que os alunos tenham um papel ativo na procura do conhecimento, valorizando-se as suas opiniões e conhecimentos prévios como pontos de partida para a construção do saber. O papel do(a) professor(a) é de facilitador(a) e de mediador(a) da aprendizagem, auxiliando os alunos no seu processo de pesquisa, organização e análise da informação.

    Pode-se privilegiar o trabalho em grupo, pois estimula diversas competências, como a colaboração, a procura por soluções de forma democrática e a disposição para ouvir diferentes ideias e opiniões. Assim, em vez de abordar cada tópico com a turma, é possível desenvolver simultaneamente diferentes tópicos que foram partilhados entre todos.

    Deste modo, as ações que poderão ser trabalhadas pelos alunos são: leitura e pesquisa de informação; comparação de informação; organização da informação; interpretação da informação; construção de sínteses e soluções; assimilação de novas ideias e situações; planeamento; criatividade; espírito crítico.

    Bibliografia

    “Agenda 30 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, https://ods.pt/(acedido a 09.10.2023).

    “Água”, https://unric.org/pt/agua/(acedido a 09.10.2023).

    “Água no planeta Terra”, https://conselhonacionaldaagua.weebly.com/aacutegua-no-planeta-terra.html  (acedido a 09.10.2023).

    “O uso da água em Portugal. Olhar, compreender e atuar com os protagonistas chave”,

    https://gulbenkian.pt/publications/o-uso-da-agua-em-portugal/(acedido a 09.10.2023).

    Water.org, https://water.org/ (acedido a 09.10.2023).

    “Water Facts”, https://www.unwater.org/water-facts (acedido a 09.10.2023).

     

    Autores

    Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva

    Professora: Vânia Andrade

    Alunos/as: Anabela Martins, Bernardo Santos, Carolina Soares, Duarte Silva, Francisco Almeida, Gabriela Barros, Inês Sousa, Jéssica Duarte, João Costa, Lara Santos, Leonardo Soares, Lia Figueiredo, Lourenço Oliveira, Mafalda Melo, Manuel Costa, Maria Sá, Rafael Correia, Santiago Leite, Sofia Costa, William Carvalho

     

    NOTA: Este trabalho foi realizado na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, freguesia de São Roque, do concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, com 20 alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade, constituída por 10 rapazes e 10 raparigas, com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, no decorrer do ano letivo de 2022-2023.

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