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    Tolerância [Dicionário Pedagógico]

    A tolerância é uma atitude de aceitação e de respeito para com os modos de agir, pensar e sentir das outras pessoas que são distintos dos nossos.

    A palavra “tolerância” deriva do latim tolerare e, traduzindo-a, tem o significado de “ceder” ou “lidar”.

    Na sociedade, a tolerância é muito importante, pois possibilita que todos os seres humanos convivam em tranquilidade, respeitando os direitos uns dos outros. Uma pessoa diz-se tolerante quando tolera ou perdoa alguns erros e aceita a opinião dos demais, mesmo sendo diferente.

    Em termos filosóficos, a tolerância diz respeito a aceitar os diversos modos de vida e as várias versões da humanidade.

    Em termos médicos, pode referir-se à capacidade de um indivíduo de tolerar uma determinada substância ou tratamento, sem sofrer efeitos colaterais ou reações adversas.

    No dia 16 de novembro, celebra-se o Dia Internacional da Tolerância, que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de combater a intolerância.

    Existem diversos tipos de contextos relacionados com a tolerância: – Tolerância social, que se refere à aceitação de diferentes crenças, comportamentos e culturas, permitindo que as pessoas vivam juntas em harmonia, mesmo que tenham visões do mundo diferentes; – Tolerância religiosa é um comportamento respeitador e convivial na presença de confissões de fé distintas; – Tolerância emocional é a capacidade de lidar com emoções negativas, como por exemplo a raiva, a tristeza e a frustração, sem se deixar dominar por elas; – Tolerância à dor é a capacidade de suportar a dor, física ou emocional, sem ceder a ela ou sem deixar que se torne intolerável; – Tolerância química é a capacidade do corpo de lidar com o uso de substâncias como drogas, álcool e medicamentos, sem sofrer efeitos colaterais adversos ou toxicidade; – Tolerância ambiental é a habilidade de se adaptar a diferentes condições ambientais, como temperaturas extremas, mudanças climáticas e poluição; – Tolerância à diversidade cultural é a capacidade de aceitar e valorizar as diferenças culturais e de entender que não há uma única forma correta de viver ou de pensar.

    Em suma, a tolerância pode ser vista como uma habilidade positiva que nos ajuda a gerir as diferenças e a conviver com diferentes indivíduos e situações de modo mais pacífico e equilibrado. A tolerância é cada vez mais importante no mundo, principalmente num contexto em que há aumento de conflitos, que afetam a coexistência e a harmonia entre as pessoas. Atualmente, há várias questões que suscitam tensão e conflito, preconceito e discriminação.

    É certo que a globalização e a tecnologia favorecem a obtenção de conhecimento sobre outras culturas, o que pode dar impulso à tolerância e à compreensão, mas a polarização política, a desigualdade social e a ausência de diálogo podem promover conflitos e levar à intolerância. Por esse motivo, é significativo implementar esforços para fazer afirmar a tolerância e o respeito mútuo, em grau individual ou coletivo. A educação é fundamental para desenvolver a igualdade e a justiça social, entre grupos ou culturas.

    Em Portugal, a tolerância tem um valor marcante, fazendo parte da cultura do país. Tradicionalmente, apesar de momentos sombrios na sua história – por exemplo, a Inquisição –, Portugal tem uma longa prática de coexistência com as diferenças. Hoje em dia esta tendência tem sido reforçada, graças a políticas e iniciativas sociais que promovem o respeito mútuo, a igualdade, uma adequada receção de imigrantes e refugiados e o combate à discriminação, seja ela de natureza étnica, religiosa ou de orientação sexual.

    Com a discriminação patente no mundo, as pessoas começaram a sair à rua para mostrar o seu descontentamento, manifestando-se e protestando com o objetivo de expressar a sua opinião, solicitar o respeito entre diferentes comunidades e alertar mais indivíduos para estas situações.

    São muitos os movimentos que, recentemente, têm dado voz à luta contra a discriminação.

    O movimento Black Lives Matter surgiu nos Estados Unidos, em 2013, ficando conhecido por defender a justiça racial e os direitos humanos face à violência policial e à intolerância para com indivíduos negros, procurando elucidar as pessoas quanto à desigualdade social.

    A Marcha das Mulheres, iniciada em 2017, promove a igualdade de género, a justiça social e a tolerância perante questões como direitos humanos, violência doméstica, assédio sexual, entre outros;

    A Marcha do Orgulho LGBTQ+, que ocorre em diversos países, celebrando a diferença sexual e, também, de género. As marchas são ocasiões para que a comunidade LGBTQ+ e outras se manifestem contra a discriminação e a favor da igualdade de direitos humanos;

    A Campanha HeForShe, que foi promovida pela Organização das Nações Unidas em 2014, tem como objetivo envolver sujeitos do sexo masculino na luta pela igualdade de género, promovendo a ideia de que a igualdade é um direito humano, além de incentivar os homens a tornarem-se seus defensores ativos;

    O Movimento #MeToo, iniciado em 2006, ganhou enorme destaque global a partir de 2017, pelo facto de muitas mulheres terem denunciado casos de assédio sexual – principalmente na indústria do entretenimento –, partilhando as suas experiências pessoais e lutando contra o silêncio.

    Estas são algumas das manifestações e iniciativas cujo intuito visou promover a tolerância no mundo contemporâneo. Existem ainda mais campanhas e movimentos que se focam especialmente em assuntos como o racismo, a igualdade de direitos entre homens e mulheres e, ainda, os direitos da comunidade LGBTQ+.

    A tolerância e o respeito pela diversidade cultural são fundamentais para uma convivência pacífica e para a construção de uma sociedade justa e mais inclusiva. Como existem dificuldades relativamente à prevenção da discriminação e da intolerância, é importante manter esforços contínuos para as combater, promovendo a diversidade e o respeito recíproco.

    Ligada ao respeito pelo outro, a tolerância abre caminho à conquista de formas superiores de convivência humana em vários níveis, pessoal, familiar, coletivo, comunitário, político e internacional.

     

    Proposta de ação pedagógica

    Círculo da tolerância: esta atividade visa desenvolver habilidades de comunicação, empatia e respeito mútuo. Ao promover uma discussão aberta sobre o tema, os alunos têm a oportunidade de expressar as suas opiniões e ampliar as suas perspetivas.

    O objetivo principal é promover a reflexão e a discussão sobre a importância da tolerância, desenvolvendo o respeito pelas opiniões diferentes.

    Para realizar a atividade é necessário cadeiras, papel e canetas. O jogo consiste em organizar as cadeiras em formato de círculo na sala de aula e distribuir um papel e uma caneta a cada aluno.

    O procedimento inicia-se com a explicação da atividade aos alunos, tendo uma discussão aberta e respeitosa sobre a tolerância, onde todos terão a oportunidade de partilhar as suas opiniões e ouvir atentamente os outros; pedir a cada um dos alunos que escreva uma frase ou uma pergunta relacionada com a tolerância no papel; recolher os papéis e misturá-los, distribuindo novamente para que cada aluno receba uma mensagem diferente da sua; em seguida, pedir a um aluno que leia a frase ou a pergunta que recebeu e que compartilhe a sua opinião sobre o assunto; depois de o primeiro aluno se expressar, pedir a outro aluno do círculo que responda à pergunta anterior e adicione a sua própria perspetiva; este processo será repetido até que todos os alunos tenham a oportunidade de manifestar as suas opiniões e reflexões; durante a discussão, incentivar os alunos a ouvirem atentamente e a respeitarem as várias opiniões, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para a expressão das ideias. Após a conclusão da atividade, reunir os pontos principais levantados e fazer uma reflexão coletiva sobre a importância da tolerância e sobre como os alunos podem aplicar este valor no seu dia-a-dia.

    Bibliografia

    Impressa

    LEITE, S. de A. (2023). O Novo Mundo da Inês – Mais Tolerância, Por Favor! Porto: Porto Editora.

    LOCKE, J. (2014). Carta sobre a Tolerância. Coimbra: Padrões Culturais.

    VOLTAIRE (2015). Tratado sobre a Tolerância. Lisboa: Relógio d’Água.

     

    Digital

    ACM – Alto Comissariado para as Migrações, https://www.acm.gov.pt/pt/acm (acedido a 21.02.2024).

    Black Lives Matter, https://blacklivesmatter.com (acedido a 21.02.2024).

    “HeforShe: Juntos pelos direitos das mulheres em Portugal”, https://unric.org/pt/heforshe-juntos-pelos-direitos-das-mulheres-em-portugal (acedido a 21.02.2024).

    “Marcha das Mulheres nos Estados Unidos”, https://pt.euronews.com/2020/01/19/marcha-das-mulheres-nos-estados-unidos (acedido a 21.02.2024).

    MeToo, https://metoomvmt.org (acedido a 21.02.2024).

    “Milhares desfilaram em Lisboa pelo orgulho LGBTI+: ‘toda a gente tem direito a amar quem quiser’”, https://expresso.pt/sociedade/igualdade/2023-06-18-Milhares-desfilaram-em-Lisboa-pelo-orgulho-LGBTI–toda-a-gente-tem-direito-a-amar-quem-quiser-9a2fb6e0 (acedido a 21.02.2024).

    “Tolerância”, https://conceitosdomundo.pt/tolerancia (acedido a 21.02.2024).

    “Valores defendidos pela União Europeia – Artigo 2.º do Tratado da União Europeia”, https://eurocid.mne.gov.pt/cidadania-europeia/valores-da-uniao-europeia#toc-toler-ncia (acedido a 21.02.2024).

     

    Autores

    Agrupamento de Escolas de Redondo (ano letivo 2022-2023)

    Professor: Elísio Gala

    Alunas: Matilde Pais, Rafaela Carvalho e Salomé Eugénio

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