• PT
  • EN
  • Aula Aberta dirigida à Assembleia Municipal Jovem de Arouca

    Aula Aberta dirigida à Assembleia Municipal Jovem de Arouca

    A Assembleia Municipal Jovem de Arouca, em visita a Lisboa, foi recebida na Assembleia da República e na Universidade Aberta. A visita a estas duas instituições foi marcada pelo ativismo dos jovens com vontade de conhecer o funcionamento destas instituições e inquirir o modo de atuar de ambas. A Aula Aberta a que assistiram no Salão Nobre da Universidade intitulou-se «Direitos humanos, política local e globalização» e pretendeu refletir acerca do modo como o local influência a realização de direitos humanos no mundo global em que vivemos. O local expressa raízes, práticas e culturas que se podem partilhar e espelhar no global, dando um sentido mais profundo à globalização, que não seja o de provocar a homogeneização de gostos, valores e práticas. A globalização apoiada no poder local exige que os direitos humanos sejam «capacidades» efetivas «de fazer e ser», no sentido defendido por Martha Nussbauma a partir de Amartya Sen. Os direitos humanos têm de ser próximos ou ao alcance de todos como capacidades, apesar da geografia ou circunstância social de cada um.

    Em parceria com o projeto Dignipédia Global, o Centro de Estudos Globais acolheu os jovens da Assembleia Municipal Jovem de Arouca numa visita aos seus espaços, dando a conhecer alguns dos seus projetos de investigação em desenvolvimento.

     

    @fcgulbenkian @eeagrantspt @universidadeabertaportugal #dignipediaglobal #dignipedia #eeagrantsportugal #EEAGrantsPT #EEAGrants #ActiveCitizensFund #fundacaocaloustegulbenkian #FundacaoBissayaBarreto #direitoshumanos #humanrights #universidade #campanha #escolaspublicas

    Escrito por -

    Descricao

    Voltar ao topo
    a

    Display your work in a bold & confident manner. Sometimes it’s easy for your creativity to stand out from the crowd.