Cyberbullying [Dicionário Pedagógico]
Cyberbullying [Dicionário Pedagógico]
O que é e como acontece
O bullying é um comportamento agressivo que visa dominar a outra pessoa. Diz respeito à coerção do poder sobre outros, de modo a dominá-los. Corresponde a uma ação persistente, com a intenção de provocar, assustar e envergonhar as vítimas.
Cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode acontecer nas redes sociais, nas salas de chat, nas plataformas de mensagens (de voz e de vídeo) e de jogos, por meio de sms e do correio eletrónico. Pode envolver a divulgação de mentiras e o compartilhamento de fotos constrangedoras, o envio de mensagens e ameaças humilhantes, o fazer-se passar por uma determinada pessoa e enviar mensagens comprometedoras em seu nome. Este tipo de violência ou forma de abuso, com recurso ao ciberespaço, tornou-se um problema social após a emergência da Internet, na transição do século XX para o século XXI.
Ciberespaço: uma segunda realidade
O termo “ciberespaço” foi criado pelo escritor norte-americano de ficção científica William Gibson (n. 1948) no seu livro Neuromancer, de 1984, referindo-se a um espaço virtual composto por cada computador e usuário, conectados numa rede mundial. O autor recria uma realidade que se constitui por meio de um conjunto de tecnologias enraizadas na vida em sociedade, capazes de modificar o funcionamento das estruturas e princípios desta. Nesta sociedade, o homem torna-se objeto de uma realidade virtual que o conduz e influencia.
O ciberespaço é, portanto, entendido como uma dimensão da sociedade em rede, onde os fluxos definem novas formas de relações sociais. Trata-se de um espaço de interação e comunicação entre as pessoas, intermediado pela interconexão das redes de computadores, no qual as informações comunicadas são de natureza digital. Embora não represente todo o ciberespaço, a Internet é a principal rede telemática mundial. As relações sociais no ciberespaço, apesar de virtuais, repercutem-se no mundo real.
Segundo Jungblut (2004), é necessário distinguir o ciberespaço das redes telemáticas. Enquanto estas traduzem a comunicação à distância via informática, o ciberespaço é um ambiente virtual que se socorre destes aparatos de comunicação para o estabelecimento de relações virtuais.
Desafios da proximidade no espaço virtual
Em virtude de um novo conceito de espaço introduzido com o domínio virtual, o que se apresenta geograficamente distante pode tornar-se muito próximo. Daí também o aparecimento do conceito de “aldeia global”. À distância de um click, é possível interagir, invadir ou entrar na intimidade ou no espaço de privacidade de pessoas que não nos são familiares, agindo com elas de uma maneira que não seria tão fácil no mundo real.
Neste sentido, o mundo virtual oferece-se como um lugar em que pode ocorrer uma potencialização dos efeitos do abuso entre pessoas que partilham o mesmo espaço físico/público, como acontece entre os alunos de uma escola. Por isso, a proteção do âmbito privado, facilmente representado no espaço virtual, torna necessária a adoção de medidas de segurança. Estas passam não só pelos dispositivos digitais (antivírus, password, combate ao cibercrime, proteção de dados), como também por um controlo da exposição da vida pessoal no ciberespaço.
Denúncia
O bullying presencial e o virtual podem acontecer lado a lado. Porém, o cyberbullying deixa um rasto digital, um registo que pode ser útil para fornecer indícios para a sua denúncia. Quando a vítima se sente fisicamente ameaçada, sofre injúrias e/ou difamação, o bullying equivale a um ato de natureza criminosa. Tratando-se de um menor, cabe ao adulto responsável fazer a queixa ou sinalizar a situação junto das entidades competentes, como a Escola ou a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Cuidados a ter na utilização da Internet
- Nunca escrevas comentários ofensivos sobre alguém;
- Será que conheces bem as pessoas com quem falas nas redes sociais?;
- Cria uma password forte, que tenha maiúsculas, minúsculas, números e símbolos;
- Protege sempre a tua informação pessoal contra o phishing – o uso de métodos tecnológicos no intuito de levar o utilizador a revelar dados pessoais e/ou confidenciais, muitas vezes em ataques com mensagens spam;
- Pensa bem antes de fazer qualquer download, para não infetares o teu computador;
- Faz sempre logout (“terminar sessão”), ou seja, sai sempre dos sites e aplicações antes de desligares o computador;
- Não partilhes contas com os teus amigos;
- Antes de ligares uma pen drive, verifica se tem vírus;
- Mantém sempre o antivírus atualizado;
- Mantém as informações pessoais seguras: não partilhes a morada, o contacto telefónico, o nome da escola que frequentas, fotos e tudo o que for do teu foro privado;
- Não passes muito tempo na Internet!
Bibliografia
Impressa
JUNGBLUT, A. L. (2004). “A heterogenia do mundo on-line: Algumas reflexões sobre virtualização, comunicação mediada por computador e ciberespaço”. Horizontes Antropológicos, 10 (21), 97-121.
LÉVY, P. (2000). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M. (1998). Na Malha da Rede: Os Impactos Íntimos da Internet. Rio de Janeiro: Campus.
Digital
Centro Internet Segura – Quero saber (Cyberbullying), https://www.internetsegura.pt/Cyberbullying (acedido a 29.01.2024).
Centro Internet Segura – Quero saber (Phishing), https://www.internetsegura.pt/Phishing (acedido a 29.01.2024).
“Cyberbullying: O que é e como pará-lo. O que os adolescentes querem saber sobre cyberbullying”, https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo (acedido a 29.01.2024).
SILVA, M. T. C. da (2005). “A territorialidade do ciberespaço”, https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/2/1/-a-territorialidade-do-ciberespaco (acedido a 29.01.2024).
VESCE, G. E. P. (s.d.). “Ciberespaço”, https://www.infoescola.com/internet/ciberespaco/(acedido a 29.01.2024).
Autores
Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro – Lombo Segundo, Funchal (ano letivo 2022-2023).